sábado, 21 de agosto de 2010

Moravianos


“Um movimento de oração que marcou a história”

Os cristãos chamados moravianos, são o resultado do trabalho de João Huss cristão da idade média que fora queimado vivo em 1415 por ordem do “Concilio de Constança” depois de pregar contra o pecado e abusos da ”igreja apóstata” na Boêmia.
Seus discípulos foram quase exterminados, porém os poucos que ficaram depois de peregrinarem por vários lugares, encontraram mais tarde proteção e asilo com o Conde Zinzerdof, em Saxônia Moravia, onde fundaram em 1722 uma aldeia chamada Herrnhut. Neste lugar nasceu o grande movimento de Oração chamado de Avivameno Moraviano do Século XVII.
O contexto moral e espiritual em que viveram não podia ser pior. A Europa estava dividida entre católicos e protestantes e arrasada pela guerra religiosa que durou cerca de 30 anos. Como resultado da guerra, a Europa ficou destruída; houve desilusão religiosa resultando em frieza espiritual.
Em meio a essa situação de perseguição, guerra e frieza que surgem os moravianos . Um irmão chamado Christian David, nascido na Moravia em 1690, liderando um pequeno grupo e arrebanhados pelo Conde Zinzerdof começaram um movimento de oração 24 horas que durou aproximadamente 100 anos. Houve um pacto de oração, 24 irmãos e 24 irmãs assumiram cada um uma hora de oração intercessória, mais tarde outros aderiram ao movimento . Em casa ou no trabalho, em terra ou mar estas orações subiam incessantemente ao Senhor. O lema: “O fogo arderá continuamente no altar, não se apagará!” Lev. 6:13 ( Observe um movimento de oração não uma nova denominação).
O despertamento espiritual então veio! “Cristão foram renovados com nova vida e poder, dissensões desapareceram e incrédulos foram convertidos. Testemunhou mais tarde o Conde Zinzerdof: “Todo lugar na Moravia representava verdadeiramente a habitação de Deus visível entre os homens! Alguns presos em penitenciárias próximas, sentiam tremer a prisão, pois o calor da oração moraviana lhes chegava a cerca de 8 km.
Deus está chamando pessoas para oração. Estamos começando um movimento de 24 horas de oração, a violência, prostituição, e narcotráfico precisam diminuir em nossa cidade. Se cada irmão assumir quinze minutos diário em nosso relógio de oração, com certeza nossa cidade, bairro e igrejas nunca mais serão os mesmos! Que Deus nos ajude!

Pastor Nivaldo Caldeira

Um comentário:

  1. Que belo exemplo para seguirmos, nosso SENHOR aguarda nosso clamor e tantas vezes ficamos acomodados esperando que outros clamem.
    Muito bom seu blog, aprendo na faculdade e aqui tmb....hehe
    Abraços e Paz

    ResponderExcluir