Como tornar-se um Pai Espiritual

A Bíblia fala muito sobre esse assunto “ paternidade espiritual”. Em suas cartas, Paulo sempre assumiu uma posição de um pai espiritual. Ele chamou os cristãos de Corinto de filhos I Cor 4:14à17; II Cor 6:13; II Cor 12:14 ; disse aos cristãos da Galácia que como um pai espiritual ele sentia dores como que de parto, até que Cristo fosse formado neles!Gal 4:19; exortou os cristãos de Tessalônica, na qualidade de pai, a viverem de modo digno de Deus ” I Tes 2:7,11, 12 ; Chamou Timóteo de meu filho. II Tim 2:1; referiu-se a Onésimo como o filho gerado em meio às algemas. Filemon vrs 10; e não só Paulo, como outros discípulos cuidaram dos novos convertidos como filhos na fé; por ex João I Jô 2 ( vários vers ); Heb 12 etc...
A pergunta que nos cabe é a seguinte: “ Quantos filhos na fé você possui? ” Você têm estado com seu discípulo constantemente? De qual novo convertido você está cuidando agora?
Todos nós precisamos ser acompanhados por pais e mães espirituais amorosos e maduros cujo alvo é nos ajudar a alcançar o pleno potencial em Cristo. É muito difícil crescer por conta própria, da mesma maneira que bebês não podem desenvolver-se se forem deixados sozinhos! ( ensinando-os a guardar todas as coisas...Mt 28:19,20 )
Paulo tornou-se um pai espiritual porque também foi acompanhado por alguém que investiu tempo nele ( Barnabé Pai da consolação ) !
Quando olhamos o V.T vemos que os grandes homens de Deus tinham seus discipuladores, por ex Josué tinha Moisés ; Samuel teve Eli; Eliseu tinha Elias ; ( Eliseu chamou Elias de Meu Pai ); mais tarde o próprio Eliseu tornou-se pai de Profetas; Rute teve Noemi; Os profetas tinham pais ( I Sam 10:12 )
“ Responsabilidades de um Pai espiritual ”: 1- Manter um relacionamento de intimidade com seus filhos; 2- Ter o prazer de passar tempo com eles; 3- Motivar, 4- Ajudar seus filhos a descobrirem sua verdadeira identidade; 5- Servir de modelo; 6- Provêr força; estabilidade; equilíbrio; 7- Proteger; aconselhar; guiar; 8- Disciplinar; chamar à prestação de contas; modelar um comportamento aceitável; 9- Treinar; dar-lhes um sentido de importância; estar sempre disponível !!!
Da mesma maneira que o profeta Malaquias clamou para que viesse Elias para “ fazer com que o coração dos pais se voltem para seus filhos” Ml 4:5,6, existe um clamor ecoando por pais e mães espirituais nos dias de hoje.

Que o Senhor nos ajude a ouvirmos Sua Voz !!!

Pr Nivaldo Caldeira