sábado, 21 de agosto de 2010

O PERFIL DE UMA MÃE QUE AGRADA A DEUS

“MARIA”
LC 1: 26 à 38
Ser mãe no contexto de nossos dias, não é algo tão difícil, principalmente nas errôneas interpretações do significado de maternidade para algumas mulheres. Há aquelas que alugam seu ventre para procriar, e obviamente podem ser chamadas de mães. Outras abandonam seus filhos em orfanatos ao nascerem e também recebem o título de mãe . Existem ainda aquelas que jogam seus bebês no lixo ou em rios e nem por isso deixam de serem intituladas mães. Lembram-se recentemente: ( Jornal “Mãe joga bebê num rio num saco de lixo” ) E porque não falar das que transferem a responsabilidade de criar seus filhos aos avós, pais e etc... Como observamos, não é difícil receber a nomeclatura “mãe” , mas sim cumprir o propósito de Deus de ser aquela mulher que agrada ao Senhor através de seu caráter e influência. Segundo Aurélio, agradar é satisfazer o gosto ; é causar prazer ; satisfação; manifestar carinho, amor; afeto ! Afinal : Como uma mãe pode agradar à Deus ?
Vamos olhar para o perfil de Maria a mulher escolhida para ser a mãe de Jesus para descobrirmos o que Deus espera de uma mãe:
Maria foi um exemplo de mulher e de mãe; A Bíblia jamais a mencionou como uma pessoa divina, muito menos como uma deusa ou alguém com poderes especiais de ser a intercessora ou mediadora entre Deus e os homens. Foi uma mulher simples porém virtuosa, mas também propensa à falhas, dependente assim de um Salvador, o que ela confessa em Lc 1:47 chamando o Senhor de “Meu Salvador”. Mas sem dúvida alguma, Maria foi a mais bem aventurada de todas as mulheres que existiram Lc 1:28, e sua vida e caráter têm muitas lições a nos ensinar.
A primeira delas é que a maternidade é um privilégio doloroso. As dores e os prazeres sentidos por ela podem ser entendidos por todas as mães de todos os lugares. Maria foi a única a presenciar tanto o nascimento como morte de Jesus. Ela o viu chegar como seu filhinho, acompanhou-o em todos os momentos e o viu morrer na cruz como seu Salvador.
Uma mulher humilde que soube o que é ouvir e render-se à vontade do Senhor Lc 1:38 e 48. Não estava alheia às promessas de Deus, conhecia a Palavra, e aguardava a obra de Deus na vida de seu povo Lc 1:50 à 54. Sua canção de alegria entoada, revela seu relacionamento com a palavra, e como a mesma permanecia constantemente em sua vida. Foi uma mulher de coragem e compromisso. Suas palavras simples são a demonstração prática da sua fé e da sua disposição de se deixar usar pelo Senhor Lc 1:38. Jamais usou seu filho para se exaltar, nem bancou a oportunista, pois sabia qual era seu papel. Foi um exemplo de mulher no lar sendo submissa ao seu marido Mt 2:13,14,19,20. Foi cuidadosa e aberta a aprender com o filho Lc 1:48 e 2:49,50 . Uma mulher que reconheceu seu papel de mãe e serva Jo 19:26e27
Maria foi uma mãe cuja vida simples , discreta e dedicada desafia as mães contemporâneas a se deixarem usar pelo Senhor para que o nome Dele seja glorificado. Que o Senhor ajude as mães de nossa Comunidade a seguir o exemplo de Maria!
Feliz dia das mães!!!!
Pr Nivaldo Caldeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário